História da Fondue
- Caca Filippini
- 30 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

Adoro essa época de friozinho, já que com ela, vem também os festivais de fondue.
Vamos esclarecer primeiro uma coisa ... A palavra "fondue" é uma flexão feminina para o verbo "fundir", algo como "fundido" ou "derretido"., e por isso o correto é falarmos "A fondue".
Um prato normalmente feito à base de queijo e chocolate, mas que com o tempo, ganhou a versão carne e outros ingredientes.
O prato tem origem suíça, e foi inventado durante a Segunda Guerra, devido à impossibilidade dos camponeses das regiões montanhosas de buscar provisões nas cidades por causa do intenso frio e dos combates.
A saída mais simples para não passar fome foi utilizar um ingrediente que não lhes faltava: o queijo. Como eram produtores de leite, eles aproveitavam os restos de queijo para fazer um creme que iria ao fogo e no qual mergulhavam o pão, dando origem ao nosso fondue.
Ao creme eles acrescentaram o Kirsch, uma bebida alcoólica à base de cerejas produzida na região. Além de saborosa, a nova comida era nutritiva e ainda funcionava para lhes aquecer nas noites frias das montanhas.
Porém, foi somente no final da década de 50 que o prato ganhou fama, quando o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servi-lo, a princípio como sobremesa, trocando o queijo pelo chocolate.
Visto hoje como um prato refinado, é pouco sabida sua origem simples, por isso resolvi contar aqui pra vcs.
Os posts seguintes, trago 3 experiências, em diferentes restaurantes, para que vocês decidam, aonde irão saborear a deliciosa fondue e aquecer nesse inverno.
Acompanhem!
Comments